Por quê mulheres têm mais facilidade de pedir desculpas?

Desde que essa onda de cancelamentos a participantes de realities começou, tenho prestado atenção que mulheres têm muito mais facilidade em assumir seus erros, pedir desculpas e aprender com eles do que homens. Vi isso acontecendo com a Bianca Andrade no ano passado, que da onda de cancelados (todos homens) foi a única que bateu no peito e foi buscar entender o que aconteceu com ela no programa. E tenho visto isso acontecendo com mulheres no BBB atual. A última, por exemplo, foi a Lumena, mas até mesmo achei que a Karol Conká fez isso (não importa se ela foi assessorada, se ela estava respondendo conforme uma gestão de crise).

Mas vamos falar da Lumena aqui hoje.

Eu fui das que achou que ela estava pegando pesado demais na casa. Odiei a atitude dela com o Lucas, também sacaneei quando ela exagerava nas frases e palavras de efeito a qualquer custo(alô, jornada). Mas tiro meu chapéu para a Lumena que vi quando saiu da casa, uma Lumena que entendeu o que lhe aconteceu lá dentro e que reconheceu tudo que houve e acolheu tudo o que lhe custou.

Enquanto isso, desde o ano passado noto um movimento contrário vindo dos homens que já saíram e foram tomar o café com Ana Maria. Muitos até reconheciam os passos em falso que deram, mas sempre dizendo que tinham sido influenciados por outros participantes, dando um jeito de jogar sua parte da culpa pra escanteio.

Queria estar aqui dizendo que isso acontece porque mulheres são incríveis, mas tenho certeza que essa facilidade só acontece porque vivemos pedindo desculpas, até mesmo quando não estamos fazendo nada errado.

Quem nunca pediu desculpa sem necessidade antes de falar algo? Quem nunca se desculpou porque foi interrompida e quis continuar o raciocínio? Quem nunca se viu na situação de pedir desculpa por estar ocupando um espaço que é seu?

Existem pesquisas que mostram que o senso de ofensa é diferente para mulheres e homens, e que isso é o que faz com que mulheres peçam mais desculpas. Mas vai além. Será que isso aconteceria se a gente não vivesse em uma sociedade que lucra com a insegurança feminina? Será que a dificuldade que a gente tem de se impor para não incomodar não está ligada à essa facilidade de pedir desculpas? E agora voltando para o lado de quem não pede desculpas, será que em uma sociedade onde homens não tivessem todos os privilégios que os permitem inclusive de saírem ilesos de muitos de seus erros, eles não assumiriam seus BOS com mais facilidade?

Fiquei pensando sobre isso, e quis dividir. O que vcs acham sobre esse assunto?

Deixe uma resposta